POR QUE AS MULHERES PRECISAM DE AMIGAS


Aliar-se a outras mulheres

"Tenha amigas com quem possa desfrutar intimidade, buscar consolo, compartilhar experiências e aprendizados. Não cultive a rivalidade feminina, tão estimulada pela cultura, e opte por vínculos verdadeiros. Você perceberá que todas passamos por apuros semelhantes e poderá fazer grandes descobertas".
(Revista Claudia)

As mulheres têm uma notável capacidade para suportarem umas as outras, de rir juntas, e de serem solidárias em todas as horas difíceis.
Viver em grupo melhora a nossa autoestima, uma vez que nos identificamos com os nossos pares, nossa tribo, nossos iguais. Sabemos que temos um referencial e uma identidade.
Os laços afetivos beneficiam a saúde, pois as pessoas se sentem queridas e valorizadas. Quando se vive de forma maleável, aceitando a condição da vida, a sociabilização é consequência. Vários psicoterapeutas sugerem grupos de atividades e programas sociais e culturais para aqueles que buscam criar novos vínculos sociais.

Jenny Schroedel, uma blogueira baseada na fé sem limites, escreveu que ela descobriu o processo de tentar fazer amigos depois de uma jogada de cross-country tão frustrante quanto namoro. "Quanto mais eu tentava desesperadamente fazer amigos, mais solitária me tornei."
Curiosamente, foi seu marido, que a apresentou a sua futura melhor amiga, uma mulher que ele havia conhecido em seu campus universitário. Ela fez o telefonema inicial e 10 anos depois elas ainda são mais amigas.
O conselho de Schroedel para manter uma amizade parece contra intuitivo em primeiro lugar. Ela escreve: "controle suas expectativas." Desde que teve filhos, Schroedel nem sempre têm tempo para realizar longas chamadas telefônicas, mas suas boas amigas entendem as chamadas abandonadas.
Quando a nossa visão de túnel nos leva a insistir em padrões de comportamento dos nossos amigos, Schroedel alerta, que muitas vezes "perdemos o dom que está sendo oferecido pelo amigo." Ela também nos lembra de que os verdadeiros amigos "alegram-se pelo outro.”
Schroedel explica: "Quanto mais profundamente sabemos os segredos de outra pessoa, suas esperanças e angústias, e quanto mais podemos nos identificar com suas lutas, menos inclinados estamos em invejá-los".

Ter amigas e fortalecer os laços afetivos contribuem para a boa saúde e o bom envelhecimento. A sociabilização é essencial em qualquer etapa da vida e torna-se ainda mais indispensável na velhice, defendem especialistas.

Se envelhecer não é fácil, sozinha o caminho fica ainda mais íngreme e complexo. É o momento em que as perdas são potencializadas e, de alguma maneira, é preciso buscar formas de equilibrar e de preencher a própria vida. É o filho que sai de casa para estudar em outra cidade, morar sozinho ou casar, é o companheiro que morre ou vai embora com outra mulher.

Para o psicoterapeuta Sócrates Nolasco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as perdas também têm um maior impacto na terceira idade, pois trazem a constatação da própria finitude.

Por isso, não fique aí parada. Venha fazer parte do Women Down the Road.


Marie A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário