ALTA COSTURA

 Alta-costura (do francês haute couture) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados exclusivos em pedras e metais preciosos, por altos preços, para clientes abastados.
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época).  Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos.
Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.
Registros mostram que apenas 800 mulheres possuem criações de alta-costura no mundo, entre elas brasileiras como Elisa Moreira Salles (38 vestidos), Carmen Mayrink Veiga (412 vestidos), SIlvia Amélia Marcondes Ferraz de Waldner (sem registro) e Bethy Lagardère (264 vestidos).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário