MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO - PARTE IV


Margaret Thatcher - A Dama de Ferro

Ao liderar o governo do Reino Unido, Thatcher estava determinada a reverter o que via como o declínio nacional de seu país.[1]. Suas políticas econômicas foram centradas na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das ineficientes empresas estatais. Sua popularidade esteve baixa em meio a recessão econômica iniciada com a Crise do petróleo de 1979; no entanto, uma rápida recuperação econômica, além da vitória britânica na Guerra das Falklands, fizeram ressurgir o apoio necessário para sua reeleição em 1983.
Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi apelidada de "Dama de Ferro". Thatcher foi reeleita para um terceiro mandato em 1987, mas sua impopular visão crítica à criação da União Europeia lhe fez perder apoio em seu partido, renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do partido em 1990.
Thatcher têm um título vitalício de pariato como Baronesa Thatcher de Kesteven, que a intitula a sentar na Câmara dos Lordes.
Sobre o Brasil, disse em entrevista, em março de 1994, à revista Veja (edição 1330)[2]:
Cquote1.svgParece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional. Bastaria um período assim, acompanhado da verdadeira liberdade empresarial, para que o país se tornasse realmente próspero.Cquote2.svg
Margaret Thatcher
Em 1984 enfrentou graves conflitos sociais, em especial a greve dos mineiros, que reprimiu com dureza. Em outubro desse mesmo ano, durante um congresso do seu partido que se celebrava no hotel Brighton, rebentou uma bomba colocada por um grupo de republicanos irlandeses, – Thatcher apoiava a retenção do Ulster pelo Reino Unido – atentado do qual saiu ilesa. Como chefe de governo continuou a sua política neoliberal, a privatização de empresas estatais, da educação e meios de ajuda social, a luta contra o desemprego [19] e a limitação das greves. Com relação ao conflito do Ulster, propiciou a abertura de conversações com a República da Irlanda e reforçou a legislação antiterror. Em 1987 ganhou de novo as eleições, mas, nessa ocasião, por uma margem bem menor. Thatcher recusou a união social e política do Reino Unido com a Europa e criou um imposto regressivo[21] (impostos regressivos são concebidos de forma que os de renda mais baixa paguem proporcionalmente mais que os de renda mais alta), o poll tax, o qual sofreu uma violenta e vitoriosa resistência popular [22] e a levou a perder o apoio de seu próprio partido. Não lhe restou outra alternativa para além da demissão. Sucedeu-lhe John Major, que indicou Michael Heseltine como Secretário do Meio Ambiente, dando-lhe a incumbência de desmantelar o poll tax..[22]
Margaret Thatcher ainda foi considerada como "O homem forte do Reino Unido", por Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos da América, devido à sua postura bastante forte perante o poder.
Em 1992, Margaret Thatcher deixou a Câmara dos Comuns, ganhando lugar na Câmara dos Lordes como Baronesa Thatcher de Kesteven.
Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário