MARILYN MOROE - UM MITO ÍCONE DE ESTILO

Trabalho de Marie A. em papel Debret 200g A2 e tinta TGA e acrílica.

Trabalho de Marie A. em papel Debret 200g A2 e tinta TGA.
Essa é foto que deu origem aos dois trabalhos acima.
Há 3 anos estou sem pintar e resolví retornar retratando essa mulher estilosa, pois há muito tempo desejava fazê-lo. Estou feliz em colocá-la na minha sala. Em breve estarei exibindo outros trabalhos tendo como tema a diva do cinema dos anos 50. Os cabelos platinados, o batom vermelho, a sensualidade e a vulnerabilidade foram características que marcaram como ícone de estilo e moda.
De acordo com Beth Brait, "o termo estilo está diretamente associado a produções individuais ou conjunto de produções de determinados momentos, vinculadas às artes em geral ou exclusivamente à personalidade de alguém. Por outro, pode ser pensado, de maneira mais ousada como conjunto de diferentes instâncias textuais que implicam escolhas em relação às diferentes possibilidades oferecidas pelo sistema lingüístico.
No entendimento de Claudinha Matarazzo, a diferença entre estilo e moda é esta:
"A questão não é estar na moda, mas sentir-se bem.
É sempre possível encontrar pessoas vestidas com as melhores roupas de costureiros famosos e assim mesmo não parecem bonitas e elegantes. Falta alguma coisa: estilo!
Estilo é diferente de moda: vem de dentro para fora. A moda passa e o estilo não. O caminho para encontrar o seu próprio estilo é conhecer e aprender a combinar a sua personalidade com o seu visual".
Ninguém pode dizer que a musa não soube se firmar como ícone de estilo. As americanas dos anos 50 sonhavam em encarná-la. O cabelo pintado trazia a mulher cotidiana a possibilidade de não mais aparecer com os cabelos brancos e com aspecto envelhecido e descuidado. Agora, a possibilidade de ser glamourosa era real. Marilyn Monroe foi um dos maiores símbolos sexuais do século 20. Seu nome verdadeiro era Norma Jeane Mortensen, filha de Gladys Baker, que trabalhava nos estúdios RKO como editora de filmes. Conheça um pouco sobre a vida diva neste link: http://educacao.uol.com.br/biografias/marilyn-monroe.jhtm
Algumas fotos dessa estrela que me inspiraram a fazer alguns trabalhos:


Frases atribuídas a Marilyn Moroe:
"Mulheres comportadas, raramente fazem historia".
"Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada".
"Nao me alimento de 'quases', nao me contento com a metade! nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor.. é tudo ou nada".
"A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente chato".
"Os homens passam, os diamantes ficam".
"Eu sabia que eu pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém"
"Não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a esta pessoa".
"Eu não estou interessada em dinheiro, eu só quero ser maravilhosa".

Essa é a minha preferida:
"Se eu tivesse cumprido todas as regras, eu nunca teria chegado em qualquer lugar".
Marie A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário